Boas práticas de atendimento para fidelizar seus clientes

Saber como fidelizar clientes é uma incógnita para muitos empreendedores, já que além de atrair novos clientes, todo lojista deve se preocupar em mantê-los, pois isso ajudará a garantir a consistência de vendas e lucros.

No entanto, nem todos os comerciantes têm estratégias para incentivar a recompra.

O ideal é que os lojistas tornem o ambiente, ou seja – a loja –, o mais atraente possível para o cliente, oferecendo oportunidades que ele considere vantajosa, em um local agradável, em que ele encontre o que precisa e, dessa forma, não pense em recorrer à concorrência.

Mas afinal, quais estratégias devo traçar para fidelizar meus clientes? Se você ainda tem dúvidas, este artigo é para você.

Abaixo preparamos algumas dicas de como fidelizar clientes e como melhorar ao atendimento na loja. Confira.

Comunicação ativa

Hoje em dia temos à disposição uma série de recursos que permitem que consigamos nos comunicar com os clientes de forma remota: WhatsApp, Instagram, SMS, dentre tantas outras.

Para o consumidor, receber contato da empresa apenas quando quer vender algo é uma situação que depõe falta de atenção da loja.

Por outro lado, manter relações estreitas com o consumidor é uma estratégia certeira e que o faz se sentir valorizado.

Uma boa forma de manter isso, é enviando mensagens referente a descontos no mês de aniversário, conteúdo inspiracional, além de promoções e alertas de sorteios, por exemplo.

Por meio dos telefones captados nos cadastros feitos nos sistemas de venda, isso pode ser feito de forma mais dinâmica.

Além disso, é possível recorrer a lembretes com relatórios dos clientes aniversariantes, por exemplo, para que se sintam importantes à empresa.

Outras formas muito úteis de aprimorar a comunicação são e-mail marketing, newsletter, postagens personalizadas nas redes sociais e divulgação dos clientes usando os produtos da loja nas redes sociais – com autorização, é claro.

Invista na equipe de relacionamento

É claro que nem todas as empresas possuem profissionais próprios para essa finalidade. No entanto, o ideal é que todos os colaboradores – desde os vendedores, até os gerentes, sejam treinados para oferecer o melhor atendimento possível à clientela, e não apenas bater metas.

Uma forma eficiente, mas que muitos empresários acabam pecando, é treinando os funcionários para ouvirem os clientes.

Isso permitirá que eles consigam entender suas necessidades e ofereçam os melhores produtos para as respectivas finalidades.

Além disso, para ter mais chances de fidelizar o cliente, é importante que os profissionais atendam os consumidores de forma individual, e não global.

Sabe aquele padrão de atendimento engessado em que o vendedor parece estar apenas cumprindo uma obrigação? Devemos evitar e dar atenção às demandas e necessidades individuais de cada consumidor.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma prática antiga de marketing porque dão resultados satisfatórios e consistentes quando são aplicados de maneira adequada.

Os consumidores, via de regra, são movidos pelo benefício, e uma forma estratégica de beneficiar o consumidor é incentivando a compra e a recompra.

Dessa forma, após atingir um determinado número de compras, o cliente recebe um benefício, que pode ser um desconto, um voucher, um brinde, enfim, existem muitas formas de recompensar.

Além disso, hoje em dia existem softwares de automação que permitem gerenciar programas de fidelidade, enviando avisos por SMS, por exemplo, quando os pontos estiverem prestes a expirar.

Com essas dicas, certamente você conseguirá melhorar o desempenho de vendas, irá fazer seus clientes se sentirem valorizados e incentivar a recompra, aumentando a lucratividade de sua loja.