Como Vender Calçados pelo Whatsapp – Dicas poderosas para implementar na sua loja

Hoje em dia, mais do que nunca, a necessidade de se aprimorar quanto às novas tecnologias é essencial para que as empresas se mantenham ativas e relevantes no comércio. Com as lojas de sapato não é diferente. Se valer de certas ferramentas farão sua loja aumentar a lucratividade. Abaixo preparamos um compilado com dicas essenciais para os empreendedores que querem aumentar suas vendas de calçados pelo WhatsApp.

Embora pareça algo simples e orgânico, traçar estratégias é a forma mais eficaz de ver, de fato, a consistência de suas vendas aumentar. Dessa forma, você consegue atrair o público certo, promover as ações mais assertivas e conseguir o que interessa: converter vendas. Confira:

1.      Utilize o WhatsApp Business

Muitos comerciantes que adotam o uso do WhatsApp para promover vendas utilizam seus números pessoais. Isso não é necessariamente um problema, já que essa proximidade pode fazer com que o cliente se sinta mais à vontade e íntimo do seu negócio. No entanto, ter uma conta comercial é muito importante para transmitir credibilidade, profissionalismo e, claro, para que você possa desfrutar das funções dessa ferramenta.

Além disso, é possível utilizar um número de telefone fixo para registrar uma conta. Além disso, você poderá colocar as informações do seu negócio, como endereço, horário de funcionamento e site, por exemplo. No entanto, uma das funções mais importantes do WhatsApp business é a possibilidade de programar mensagens prontas, que podem ser enviadas quando um cliente envia mensagens fora do horário de atendimento, por exemplo.

2.      Utilize Listas de Transmissão

O uso de listas de transmissão é muito mais eficiente do que grupos. Hoje em dia criou-se uma verdade aversão por grande parte dos usuários com grupos de WhatsApp, sobretudo os comerciais. Os motivos são legítimos: atenção genérica ao cliente, bombardeamento de mensagens o tempo todo, clientes enviando dúvidas a qualquer momento do dia ou da noite. Além disso, estratégias como grupos não atribuem ao consumidor a sensação de exclusividade e atendimento personalizado.

Por outro lado, as listas de transmissão permitem que você envie a mesma mensagem a diversos contatos de uma vez, sem a necessidade da criação de grupos. Você pode enviar novidades, promoções, combos, oportunidades de sorteios. As opções para desfrutar dessa ferramenta em favor de seu negócio são inúmeras.

Para fazer isso, o processo é bem fácil: basta criar a lista, selecionar os contatos que você deseja adicionar e pronto. A captação de contatos pode ser feita por importação de cadastros no sistema de sua loja, por exemplo.

3.      Cronograma de Mensagens

Você mesmo pode fazer isso ou delegar a função a um outro funcionário. Manter uma consistência de mensagens é uma boa forma não apenas de divulgar a mensagem que você deseja, mas também de fortalecer a sua marca. Aqui, vale aquela máxima: quem é visto, é lembrado. Mas atente-se para não ser inconveniente. Se você enviar mensagens a todo momento, ou todos os dias, você terá mais chances de ser bloqueado por importunar.

Para isso, busque criar um cronograma com constância nas mensagens, por exemplo: todas as terças, você pode enviar imagens de produtos que estão em promoção, ou então divulgar combos.

Uma das preocupações das pessoas, é quanto ao armazenamento de imagens e arquivos que chegam pelo WhatsApp. Tendo isso em mente, pode ser uma boa ideia fazer montagens com os produtos que você deseja divulgar, para que não precise enviar muitas fotos. Se o cliente quiser, ele poderá pedir fotos mais detalhadas e de outros ângulos de um determinado produto.

4.      Envie Conteúdo de Valor

Além de enviar ofertas e divulgar produtos próprios do seu comércio, uma outra forma de agregar valor ao seu negócio é compartilhando conteúdos pertinentes ao seu nicho, nesse caso, os sapatos. Dicas de tendência para a estação, materiais que estão em alta, formas diferentes de aproveitar um sapato.

No entanto, atente-se à qualidade daquilo que você está enviando. Os clientes se apegam a isso. Uma mensagem bem redigida é essencial para converter vendas. Além disso, uma boa estratégia, é colocar um call to action no final da mensagem, dizendo ao consumidor que se ele quiser adotar aquela tendência divulgada, ele poderá encontrar diversos produtos na sua loja.