Mix de Produtos para Loja – Como criar um mix de produto perfeito para vender muito na sua loja

Um bom mix de produtos em uma loja é fundamental para assegurar à clientela que diversas demandas podem ser atendidas e que as pessoas podem recorrer ao seu estabelecimento sempre que precisarem.

No entanto, saber como operar a variedade de produtos é algo que pode causar dúvidas e confusão entre os lojistas, sobretudo os que estão iniciando seu negócio e adquirindo tato para a clientela e suas demandas.

O fato é que um bom mix de produtos é importante não apenas para atender à vendagem, mas para agregar ao marketing de sua loja. Entenda isso melhor:

Por que mix de produtos é importante?

Imagine uma loja que faz uma compra gigante de mercadoria, não consegue vender grande parte e mantém o estoque parado. Isso faz com que as mercadorias fiquem estanques, impedindo a rotação dos produtos.

Dessa forma, todas as vezes que você vai à loja, são os mesmos produtos que estão à venda.

Esse é um péssimo marketing para um estabelecimento.

Ter uma boa variedade de produtos não se resume a prateleiras cheias, mas sim a uma boa variedade entre os segmentos. Isso é especialmente importante nas lojas de sapato.

Uma loja bem apresentada influencia diretamente no marketing da empresa, na logística, na administração de estoque e, consequentemente, nas vendas.

Dessa maneira, oferecer um ambiente com um bom mix de produtos pode ser um grande desafio na vida de muitos lojistas. Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes para ajudá-lo a sanar as necessidades do seu cliente e vender mais.

O que considerar ao selecionar os produtos?

Quando se trata de comércio, há diversas teorias e estudos de marketing que apontam estratégias a serem seguidas para garantir atração de clientela.

No entanto, com o passar do tempo, os lojistas vão adquirindo tato e se tornam aptos a alinharem certas teorias com a prática do que vem funcionando na sua realidade empresarial.

De maneira geral, elenca-se três aspectos importantes na hora de montar o mix de produtos ideais. São eles:

  • Extensão: Quantidade de produtos disponibilizados para venda – considera-se o que há nas vitrines e prateleiras e o que há nos estoques;
  • Profundidade: Quantidade de opções de produtos, ou seja, a variedade. É o que é considerado quando há diversos modelos de sandália, por exemplo;
  • Abrangência: Quantidade de segmentos de produtos – sandálias, botas, chinelos, sapatilhas etc.

Como fazer um mix perfeito de produtos?

Para evitar comprar mercadorias que ficarão paradas no estoque, é importante conhecer as necessidades de seus clientes.

Encher sua loja com produtos que não estão sendo procurados só afastará a clientela, pois os potenciais consumidores identificarão que naquele local não há produtos que o agradem.

Dessa maneira, é imprescindível se atentar aos tipos de produtos que estão sendo procurados quando os clientes chegam à sua loja.

Evite exageros

Se sua loja não é de grande porte, evitar o exagero na extensão de mercadorias é o mais recomendado a ser feito, já que isso pode levar ao temido estoque parado.

Compre produtos em quantidades razoáveis, principalmente aqueles sazonais, ou seja, que são mais vendidos na estação vigente.

Dessa maneira, se você efetuar uma grande compra de botas, por exemplo, no inverno, e não conseguir liquidar todas até o verão, você ficará com produtos defasados e um estoque sem movimento.

Atente-se aos fornecedores

Ter uma boa gestão de fornecedores é fundamental para facilitar a logística de compra de mercadoria. Sendo assim, para oferecer uma boa gama de produtos, é importante trabalhar com fornecedores que oferecem essa facilidade. Dessa maneira, você otimiza tempo e gastos com transporte. A Sapataria online é uma empresa que atua com uma excelente variedade de produtos, de diversos modelos e tamanhos no atacado. As compras podem ser feitas online com toda a facilidade e agilidade possível.