4 formas de divulgar sua loja sem gastar nada!

Você sabe o que a Ford, a Coca-Cola e o McDonald’s têm em comum? São marcas de sucesso que desde sua concepção deram a atenção devida à publicidade. Desde a era pré-digital a publicidade é um dos principais caminhos para garantir visibilidade às instituições.

Hoje em dia, esse cenário está ainda mais acentuado graças às novas tecnologias e aos adventos eletrônicos como as redes sociais.

Neste contexto em que vivemos, negligenciar a divulgação e o papel da publicidade é quase um tiro no pé daqueles que pretendem ver seus empreendimentos rendendo frutos, seja qual for o tamanho ou o nicho do seu negócio.

O que nem todos sabem, é que é possível divulgar sua loja em gastar nada, garantindo que cada vez mais pessoas possam conhecer seus produtos. Quer saber como? Continue lendo e conheça ideias, na prática, que você poderá adotar imediatamente de maneira gratuita.

Utilize a ferramenta Google Meu Negócio

Google Meu Negócio é uma ferramenta da gigante de buscas do mundo, Google, que permite que os proprietários de um empreendimento criem uma ficha, como é chamado o perfil empresarial.

Ao efetuar o cadastro, você pode fornecer informações como nome comercial, endereço – irá aparecer no Google quando sua empresa for buscada na ferramenta Maps, por exemplo – número de telefone, horário de funcionamento, formas de pagamento aceitas no local e demais informações sobre seu negócio.

Utilize WhatsApp a seu favor

O WhatsApp é, sem dúvidas, o aplicativo de mensagem instantânea mais utilizado nos últimos 5 anos.

Essa realidade fez com que as empresas mais atentas se rendessem à funcionalidade que ele proporciona.

Graças à dinamicidade, agilidade e comodidade oferecidas pelo app, ele se tornou um ótimo vetor de divulgação.

Isso pode ser feito quando, ao efetuar uma venda, você realiza o cadastro do cliente no sistema que utiliza e salva seu celular. Você pode divulgar, nesses números, por meio de listas de transmissão, novidades que cheguem à loja, promoções e demais ações que você venha a realizar no empreendimento.

Renda-se ao Instagram

Assim como o WhatsApp, o Instagram é uma rede social que conta com fervorosos usuários. O fato de poderem compartilhar seu cotidiano, sua rotina e fotos diversas garantem que o público se mantenha atento às atualizações da plataforma.

Não tardou para que lojistas reconhecessem no aplicativo a excelente ferramenta mercadológica que ela pode ser. Em decorrência disso, inclusive, o Instagram passou a oferecer a possibilidade de tornar um perfil comercial.

Você pode utilizar o feed, ou seja, as imagens que são postadas, para divulgar seus produtos, promoções e ações como sorteios, muito comuns hoje em dia.

Além disso, você ainda pode recorrer os stories para divulgar os clientes utilizando seus produtos, fazendo-os se sentirem especiais. Mas não se esqueça de pedir autorização prévia para isso.

E-mail Marketing

Embora nem todas as empresas deem o valor adequado a isso, o e-mail marketing é uma forma eficiente de criar visibilidade para o seu negócio.

Isso funciona assim como nas ações promovidas no WhatsApp. Você coleta dados do seu cliente durante o cadastro e solicita também seu e-mail.

Tendo essa lista de clientes, você pode enviar folders contendo promoções, vouchers e novidades, por exemplo.

Resultados relevantes podem ser conquistados com o e-mail marketing sem nenhum custo. Além disso, esse recurso melhora e estreita o relacionamento entre empresa e cliente.

É interessante disparar e-mails que ajudem a resolver problemas do dia a dia do consumidor, desde que seja relacionado ao seu nicho explorado.

Por exemplo, quando estiver se aproximando o inverno, você pode enviar e-mails informando quanto à chegada de novidades em tênis e botas, se você trabalha com lojas de sapato. Isso garantirá a visibilidade da sua empresa e os clientes saberão aonde recorrer.